Entrevista: João Paulo Palitot, Mustache On Fire

mustacheMustache On Fire surgiu neste ano de forma despretensiosa na cena roqueira de João Pessoa. O grupo ainda não lançou nenhum registro musical, seja EP ou um disco na íntegra, mas em muito breve estará presente em toda a trilha musical do curta-metragem Lex Talionis, do diretor e também baixista do grupo João Paulo Palitot. O MOF ainda conta com o guitarrista Edson Araújo e o baterista Paulo Branco na sua formação. Veja teaser do Lex Talionis abaixo:


O lançamento oficial do filme é nesta quinta-feira em João Pessoa na sessão Assacine do Tintin Cineclube. Na entrevista, Palitot falou tudo sobre o Mustache On Fire, a trilha do Lex Talionis e os planos para o futuro EP, confira logo a seguir:


Os três integrantes do grupo faziam e também ainda fazem parte de outras bandas aqui de João Pessoa. Como se deu a formação do Mustache On Fire?

Nos somos amigos em comum, sempre nos encontramos na vida noturna de João Pessoa, principalmente pelo Centro Histórico. Paulo já conhecia desde 2008 na época em que tocávamos pelo galpão 14, ele com o Sem Horas e eu com o Cerva Grátis, Edson eu conheci posteriormente com ele tocando em várias bandas da cidade como Licenciosa e Bárbara, sempre houve a conversa de fazer um som puxado para as bandas que gostamos, já que os 3 são fãs do mesmo estilo, que é algo em torno do new metal, post rock e punk. Paulo e Edson já ensaiavam a algum tempo mas não tinham encontrado um baixista ainda e me chamaram pra fazer o teste e rolou na hora a química da musicalidade.

Como foi o processo de composição e gravação da trilha do Lex Talions? 

O processo foi trabalhoso, árduo, cansativo e apressado. Já que terminamos de gravar em fevereiro e tinhamos até abril para criar a música, gravar, mixar para dar tempo de ser apresentado na minha banca, já que o filme foi também meu TCC para conclusão do curso de Rádio e TV da UFPB. Algumas partes da trilha foram reutilizadas de riffs que temos de músicas próprias, mas 80% do filme foi feito com riffs que íamos criando ao assistir as imagens. Vale falar que o filme tem diálogos, mas todos eles são legendados, não haverá som de vozes durante o filme, ficando a cargo da trilha passar a carga emocional da tela. Então na hora de criar a gente colocava o computador durante o ensaio, assistíamos a uma cena e criávamos uma nuance para ele e assim fomos construindo a trilha sonora. Depois de pronta a trilha, ensaiamos durante quase um mês para gravar no estúdio Mardito Discos, que levou mais 2 dias de gravações e algumas semanas de mixagem e masterização, já que adicionamos alguns efeitos e sons de teclados posteriormente com a ajuda da produção de Bruno Alves, que auxiliou a banda nos ensaios ajudando com ideias e dicas para criamos uma melhor trilha.

Como vocês definem o som do grupo?

O som envolve um pouco de tudo que gostamos, se fosse pra falar algo rotulado eu diria que é um new-post-metal-punk (risos), mas tem muita pegada das bandas que gostamos como Deftones, Explosions in the Sky, KoRn. Geralmente depende da vibe do dia na hora da criação, mas puxamos a maioria do som para o tipo pesado.

As músicas da trilha serão lançadas na internet?

Não temos a pretensão de lançar na internet como meio oficial de escutar a banda, já que foi criada a trilha sonora “exclusivamente e somente” pra o filme, então se você escutar a trilha separada ocorrem mudanças de nuances gritantes que correspondem ao que passa em tela, mas pra quem está escutando sem referência pode soar estranho. Então se alguém gostar e quiser escutar a trilha é só pedir que iremos disponibilizar, mas não iremos divulgar como forma de lançar o trabalho da banda, porque estamos em processo para gravação de um EP em breve.

Como é dirigir o filme e também musicá-lo?

Dirigir o filme é mais fácil que dirigir a música, já que no filme temos toda ajuda de várias pessoas durante o processo de gravação, as tomadas estão planejadas, o roteiro está passado e na criação da trilha nos só temos o visual para pensarmos em um tom que ajude a identificar aquela imagem como a ideia que esta no roteiro tem que ser passada. Não houve uma direção da trilha, exceto por algumas partes que já havia mentalizado ou até imaginado o riff para tal cena, mas utilizamos muito da ajuda do produtor Bruno que fez um curso de trilha sonora no Rio de Janeiro, Edson que é o guitarrista também tem uma veia muito boa para criações de riffs. Basicamente a banda fez o que faria normalmente, só que tivemos umas imagens para inspirar na hora de fazer o som.

IMG_0310

Do que se trata o filme Lex Talionis?

O filme tem a pretensão de ser uma trilogia sobre vingança. É um thriller vingativo que ocorre em duas localidades diferentes, mas, ao mesmo tempo, com a junção dos dois ambientes no final.

Algum videoclipe com trechos do filme ainda deve ser lançado?

O filme ficou com o total de 18 minutos com créditos, se tirar qualquer parte dele ficará fora de narrativa, e como citei antes a música não foi feita para ser tocada partes separadas. Então acho difícil ser criado um clipe com imagens, a banda tem vontade de fazer seu próprio clipe, mas utilizando de outra história para ser gravada após o lançamento do EP.

A banda possui mais músicas fora as da trilha do Lex Talionis?

A banda já conta com 9 músicas próprias, onde executaremos algumas delas no after do lançamento do filme no Espaço Mundo. São todas instrumentais, com uma pegada mais pesada, então para quem curte um bate cabeça pode aparecer que será muito bem vindo.

Quem quiser ver o filme e também escutar a trilha, o que deve fazer?

O filme será lançado dia 1 de agosto na sala Vladimir Carvalho na Usina Cultural Energisa, a partir das 20 horas, a sessão contará também com os filmes Púrpura de Tavinho Teixeira e Cova Aberta de Ian Abé. A entrada vai ser gratuita e depois das sessões ocorre o after no Espaço Mundo no Centro Histórico. Tudo de graça e com apoio de muita gente como Interativa Multimídia e Brilha Som, que estão sendo parceiros nesse lançamento. Após isso o filme será enviado para festivais e posteriormente disponibilizado na internet para quem quiser ver e ouvir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s