Entrevista: Gabriel Romio e Leon Guimarães, Johnny

Créditos das fotos: Giovanna Ismael

Se fossemos montar uma lista das novas banda que mais chamaram a nossa atenção na cena roqueira de João Pessoa nesses últimos dois anos, a Johnny estaria entre as primeiras. A banda começou suas atividades em 2011 e já lançou cinco singles em seu canal no YouTube.  Na sua formação estão Gabriel Romio (Vocal e Guitarra), Leon Guimarães (Vocal e Guitarra), Marcus Menezes (bateria) e Davi Ribeiro (baixo).  No próximo final de semana, o grupo, que tem fortes influências dos rocks clássico e alternativo, é um das atrações presentes no line up do nosso mini-festival, II Dig Love Leia mais sobre).

A banda está lançando hoje seu mais novo single, “Sem Caráter”, que, #ficaadica, você pode ir escutando durante a leitura desta entrevista. Confira:

Como se deu o início do grupo?  O que motivou e uniu vocês?

Leon: Bom, o início da JOHNNY aconteceu quando eu e Gabriel resolvemos montar um projeto paralelo às bandas que tínhamos na época. Nós estávamos tocando em bandas que não estavam dando muito certo e decidimos nos reunir para compor de maneira descompromissada. Como nos conhecemos desde a infância e entramos juntos no meio musical, as coisas foram fluindo de maneira muito mais fácil e rápida. Temos gostos musicais e influências muito parecidas, o que ajudou a traçar um rumo sonoro que nos agradasse. A JOHNNY então começou a tomar proporções maiores e a colocamos em primeiro lugar em nossas prioridades.

No início a Johnny era apenas um duo, agora entraram dois novos integrantes. Como surgiu essa nova formação do grupo?

Gabriel: A decisão por manter uma dupla, no início, veio pelo fato de acharmos mais difícil fazer quatro cabeças pensarem na mesmo direção. Então, para os primeiros shows, optamos por músicos convidados. No entanto, com o tempo, Marcus Menezes (bateria) e Davi Ribeiro (baixo), que já estavam tocando conosco, mostraram-se muito interessados e estavam em comunhão com as ideias e metas da banda. Ao vermos que a incorporação deles só poderia acrescentar positivamente pra banda e tornar o grupo mais forte, decidimos convidá-los para participar efetivamente de todo o processo da JOHNNY.

Sei que a Johnny foi formada no ano passado, vocês fizeram poucos shows mas já possuem um bom público aqui na cidade de João Pessoa. A que vocês acham que se deve isso?

Gabriel: Temos nos dedicado muito a este projeto para oferecer sempre um material que, antes de tudo, nos satisfaça e que possa agradar ao público. Essa preocupação, na nossa opinião, fica transparecida em todas as atividades da banda. Isso acaba fidelizando pessoas que acompanham essa dedicação diária. Você só agrada, quando faz o que gosta, não é verdade?!

Quais são os planos da Johnny para este ano? 

Gabriel: Durante este ano, pretendemos articular mais apresentações para banda com a intenção de chegarmos, cada vez mais, a novos públicos. Sabemos que essa missão nem sempre é fácil no lugar onde vivemos, devido a inúmeros fatores, como por exemplo a falta de lugares destinados a este fim. Além disso, vamos manter nossa regularidade de composições e divulgação pela internet.

O clipe, que foi um plano não concretizado no ano passado, ainda está em nossas metas para este ano.

Vocês lançaram vários singles na internet, por que não reunir uma parte deles e lançar um EP? 

Gabriel: Isto é uma ideia já cogitada por nós. Talvez essa entrevista possa nos motivar novamente a montar um EP. Em breve, divulgaremos alguma conclusão a respeito disso. Por enquanto, não temos um posição definida.

As músicas de vocês são escritas tanto em português como em inglês; isso acontece pelo fato de a banda ter dois compositores? É uma estratégia para a banda alcançar públicos também no exterior?

Leon: As coisas aconteceram muito naturalmente. Não existe alguém que só componha em inglês e outro que só o faça em português. Eu e Gabriel deixamos as coisas fluírem na hora da composição e, como grande parte de nossas influências musicais são bandas de língua inglesa, as musicas podem vir com essa marca. Com o tempo, vimos que este fato podia ser uma vantagem para angariar novos públicos e optamos por valorizar isso. Além disso, Marcus e Davi já estão mostrando grande participação no processo de composição. Aposto que logo teremos materiais autorais encabeçados por eles.

Hoje vocês estão lançando um novo single. Como foi o processo de produção?

Leon: Sem Caráter foi criada durante o hiato da banda, sendo finalizada com a volta de Gabriel. Foi a primeira vez que os novos integrantes participaram na composição. Davi e Marcus impuseram as suas influências, dando um ar novo à composição. Usamos de coisas que não costumávamos, como o slide e vozes oitavadas. Foi gravada como de costume na produtora Gota Sonora. Estamos satisfeitos com o resultado final, poderíamos dizer que foi um dos nossos melhores trabalhos. Ficou claro as influências de bandas como Muse e Black Keys nela, misturadas com o que já tocávamos.

O que geralmente influência as composições de vocês?

Gabriel: Bom, nas composições divulgadas, geralmente alguma pessoa em especial dá o mote da composição. Tipos humanos estereotipados e pessoas que passaram por nossa convivência tendem a influenciar as músicas. Com os novos integrantes, talvez essa traço mude e outras motivações apareçam.

Vocês estão no line up do nosso pequeno festival Dig Love. O que o público pode esperar do show da Johnny?

Leon: Muita disposição, acumulada durante os seis meses em que não nos apresentamos. Faremos um show dedicado e com uma parcela maior de material autoral do que era de costume. Esperamos contagiar, mostrando o quanto gostamos do que fazemos.

Que bandas vocês andam escutando e gostariam de indicar para os leitores do site?

Leon: No momento, nós temos escutado muito Arctic Monkeys, Muse, The Black Keys, Needtobreathe e Kings of Leon. Tudo isso sem deixar de lado as bandas clássicas que já nos influenciavam, como Beatles, Jet, Oasis, Eric Clapton, AC/DC e muitas outras.

Links  da Johnny:

Facebook, You Tube e Sound Cloud.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s